S.O.S Proteção Cabelos - No Banho

Postado por Islane Priscila ♥ 13 de janeiro de 2012

Primeiramente, quero dizer que fiquei muuuuito feliz quando Islane me contou que o post I da série S.O.S. Cabelos Verão bateu recorde de acessos no dia da postagem! Me senti super importante e, confesso, um tanto “aliviada” hahaha Tava com mini medinho de ser uma “estranha no ninho”, alguém que aparece por aqui do nada e não agrada as leitoras fiéis do espaço. Mas depois da maravilhosa notícia, tive a sensação de “dever cumprido”. ;) E hoje vim aqui para dar continuidade à série! Espero que gostem destas dicas, as aproveitem! Vamos lá...

Nem só de protetor solar vivem os cabelos no verão. Como já sabemos, assim como a pele, os cabelos sofrem os efeitos nocivos dos raios solares. Falta de brilho e elasticidade, cor desbotada e pontas duplas encabeçam a lista dos problemas capilares mais comuns na estação mais alegre do ano. Os raios ultravioleta  - UVA e UVB - atravessam a cutícula,  camada protetora do fio, e desgastam a queratina, proteína que forma a estrutura da fibra capilar. O fio fica poroso, perdendo nutrientes e água mais facilmente. 
Portanto, além da atenção especial que devemos dar aos fios quando vamos nos expor ao sol, podemos reforçar os cuidados com os cabelos no banho. Uma boa pedida é trocar o shampoo de uso habitual para produtos formulados especialmente para o verão. 

Esses shampoos são, normalmente, mais leves e menos agressivos. Eles removem com maior eficácia os vestígios de areia, sal e cloro. Como já citei no post anterior - aqui - além do uso de um shampoo específico para a estação, também é interessante usar um shampoo anti-resíduos duas ou três vezes por semana para auxiliar a retirada do excesso de materiais que podem alterar o pigmento das fibras capilares. 

Os condicionadores têm duas funções: proteger e hidratar. Excesso de sol, calor e processos químicos agridem profundamente o cimento que une as escamas e o córtex. Resultado? Cabelos ressecados! Procure produtos com substâncias altamente hidratantes, à base de substâncias como lanolina, ceramidas, proteínas do trigo... Pro-vitamina B5, colágeno marinho e óleo de girassol também devolvem maciez e vitalidade a fios sensibilizados pelo sol.

Já para as loirasssss... para evitar aquele tom amarelado, bem característico de tintura desbotada, é indicado lavar os cabelos uma vez por semana com shampoo com pigmentos violetas, que neutralizam o amarelado e destacam os reflexos. Nesse caso - assim como no caso de utilização de shampoo anti-resíduos - após lavar os cabelos, é necessário fazer uma boa hidratação. É interessante que o produto utilizado para essa hidratação contenha algum óleo na fórmula, como óleo de argan, óleo de abacate, óleo de macadâmia, óleo de girassol, manteiga de karité... Esses óleos tem um poder de hidratação bem potente e vão evitar o ressecamento que esses shampoos costumam causar.


Agora, como de praxe, seguem sugestões de alguns produtos. Dois são indicação profissional - do Fabinho -, dois eu uso/já usei e o outro é de uma linha mais em conta e fácil de encontrar. Pra ninguém chorar né, gente??? hehe

1) Shampoo Silver, L'Oréal Professional: possui agente irisado que previne o amarelamento dos cabelos brancos. Gente, eu não sou grisalha, sou/estou um pouco loira, mas uso. Também serve para cabelos loiros. Só lembrando que não é um shampoo para uso diário, o ideal é usá-los uma vez por semana. Por falar nisso, faz tempo que não uso... hehe

2) Sun Sublime Shampoo e Conditioner, Care Line, da Keune: Indicação de profissional!
Shampoo: de limpeza suave para cabelo e corpo que foram expostos ao sol, cloro ou mar. Remove os resíduos de produtos para sol, do cloro e da água salgada, enquanto hidrata suavemente cabelo e corpo. Tô curtindo esse lance de produtinhos inteligentes, viu? Tá me dando até vontadinha de experimentar! hehe
Condicionador: condicionador intensivo para cabelo danificado pelo sol, seco e poroso. Contém filtro UV que permanece no fio após o enxague. Contém manteiga de karité que condiciona e dá brilho ao cabelo.

3) After Sun Gentle Shower e After Sun Balancing Cream, linha Sole Mare, da Alfaparf: Indicação de profissional! 
Shampoo: elimina os resíduos de sal, cloro e areia, favorecendo os processos de hidratação da fibra capilar, couro cabeludo e pele. Hidrata e nutre a pele e os cabelos, revitalizando também o couro cabeludo. Mais um produtinho inteligente!
Condicionador: hidrata, regenera e torna a fibra capilar compacta. Os cabelos ficam mais sedosos e fáceis de pentear.

4) Shampoo e Condicionador Tratamento Re-hidratante, linha Elsève Solar, da L'Oréal: Linha especialmente desenvolvida para prevenir contra o toque áspero dos cabelos e o ressecamento. Alisam a fibra capilar através de uma película extra-isolante capaz de impedir o ressecamento, deixando os cabelos super fáceis de pentear e protegendo a cor.

5) Shampoo e Condicionador Highlight Activating Enhancing, linha Sheer Blonde, John Frieda: linha desenvolvida especialmente para o tratamento de cabelos loiros. Fórmulas que ativam os reflexos, recuperam a cor e doam brilho a todas as tonalidades de loiro, sem adicionar ou retirar coloração. Contém um complexo com girassol e chá branco, restaurando a maciez e intensificando o brilho.

Dicas dadas e produtinhos sugeridos! Agora, me contem: vocês costumam trocar o shampoo por um especial pro verão? E loirasssss, que cuidados especiais vocês tem com as madeixas no verão? Vamos compartilhar dicas, meninas! =)

Glenda Maria
Twitter: @GlendaMaria




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...