S.O.S Cabelo Verão - Proteção

Postado por Islane Priscila ♥ 9 de janeiro de 2012


Olá!!! Primeiramente, quero dizer que me senti lisonjeada com o convite da Islane para fazer essa “participação especial” aqui no blog dela.
Sou a Glenda, muito prazer! =) Contribuirei com alguns posts nos quais vou falar sobre cuidados especiais que devemos ter com a pele e com os cabelos para ficarmos bem lindas no verão. E para estrear, vou começar com alguns cuidados com os cabelos. Vamos lá?!

Eu sei que o feriadão de final de ano, quando muita gente aproveitou para viajar e ir à praia/piscina já passou, mas para boas dicas, nunca é tarde, certo? Além do mais, se formos pensar brasileiramente, carnaval logo, logo tá aí, neam?? Dá pra aproveitar o sol novamente... hehe E eu sei que tem gente em férias ainda, que pode aproveitar beeem à vontade por mais um bom tempo.

Ia fazer um post giga, com dicas de proteção/banho/hidratação tudo-junto-e-misturado. Mas achei mais organizado dividir em 3 partes: PROTEÇÃO, BANHO E TRATAMENTO INTENSIVO. Hoje apresentarei a parte de PROTEÇÃO. As outras duas partes vem na sequência, ok?

Conversei com um profissional - Fabio Brandt, (meu) cabeleireiro - e ele deu algumas dicas de cuidados que devemos ter com nossas melenas durante o verão. Ele também sugeriu uns produtinhos bem bacanas. Então vamos lá... seguem algumas dicas de cuidados com o picumã:

- Evite molhar os cabelos com água clorada. O sulfato de cobre e de ferro, substâncias utilizada para o tratamento da água da piscina, reagem quimicamente com os pigmentos capilares gerando louros esverdeados e castanhos avermelhados. Pois é... não são apenas os cabelos loiros que danificam, viu? Embora os loiros, por normalmente serem mais frágeis, sofram mais. 

- Banho de mar também prejudica os fios. A água salgada prejudica menos que a clorada, mas também prejudica. Os grãos de sal funcionam como prismas que intensificam a ação dos raios solares. Além disso, podem atritar e fragilizar o fio, fazendo com que micropartículas da cutícula se soltem. Para impedir essas ações é importante aplicar protetores resistentes à água.

- Os raios solares também maltratam os cabelos. Eles penetram no interior dos fios e oxidam seus pigmentos - bye, bye cor! O sol afeta propriedades do fio, causando ressecamento, porosidade, desbotamento e falta de brilho. Os danos começam na superfície. A cistina, um aminoácido fortificante e que existe em alta concentração na cutícula, é extremamente agredida pelos raios ultravioleta. A agressão enfraquece esses aminoácidos que se quebram facilmente, gerando fios também mais frágeis. A estrutura da fibra capilar também é prejudicada pela ação de UVA e UVB. O sol degrada sua queratina e reduz a absorção de água, o que causa desidratação. Além de cremes com proteção solar e que evitam perda de água, prender os cabelos sob um chapéu ajuda a protegê-los.

- Lavar os cabelos com shampoo anti-resíduos duas ou três vezes por semana auxilia a retirada do excesso de materiais que podem alterar o pigmento das fibras capilares. Mas atenção: esse tipo de produto costuma deixar as cutículas abertas, então, é necessário aplicar uma máscara de hidratação profunda após a lavagem. Caso contrário, o cabelo ficará ressecado, na certa!

- Meu cabelo já está verde! O que faço? Bom, se o problema já está instalado, meu beimmm... só me resta aconselhá-la a procurar ajuda de um profissional! Ele irá usar um shampoo de limpeza profunda capaz de retirar os agentes químicos que causaram a mudança de cor. Após a limpeza, ele fará uma hidratação intensa. Como os fios que precisam desse tratamento estão sensibilizados, é muito importante que o procedimento seja feito sob supervisão de um bom cabeleireiro para que não danifiquem ainda mais.

- JAMAIS use shampoo descolorante achando que vai retirar o aspecto esverdeado dos cabelos. A amônia da nova carga de descolorante pode derreter os fios! Repito: se o problema já estiver instalado, consulte um bom profissional.

Se na piscina corre-se o risco do cabelo ficar verde devido aos produtos químicos que tratam a água, na praia, por conta do pH da água ser muito alcalino - somando ao efeito do sol e do vento -, os fios ficam porosos e frágeis. Então, seja qual for a situação, é muito importante proteger os cabelos.

Vejam algumas sugestões de produtos para proteção capilar:

 
1) Sun Shine Oil, Linha Sole Mare, Alfaparf: Indicação de profissional! É um produto "inteligente:" pode ser usado nos cabelos e no corpo. Bacana, né? Nos cabelos, ele protege a fibra capilar e o couro cabeludo dos raios UV, do sal e do cloro e previne a desidratação. No corpo, hidrata intensamente, favorecendo um bronzeado uniforme. Tem textura iluminadora, para obter um efeito de luz nos cabelos e na pele.

2) Sun Color Saver, Linha Sole Mare, Alfaparf: Indicação de profissional!  Desenvolvido especialmente para cabelos tingidos, ele protege a fibra capilar contra a perda da coloração cosmética e aumenta a resistência da fibra. Previne a desidratação. Tem textura leve.

3) Oil Sun Sublime Hair and Body, Care Line, da Keune: Indicação de profissional! Outro produtinho "inteligente" que pode ser usado no cabelo e no corpo. Tendência na indústria cosmética isso, hein?? hehe É um óleo protetor para cabelo e corpo que serão expostos ao sol, cloro ou mar. Tem FPS 8 e é resitente à água, protegendo cabelo e corpo e dando volume e brilho aos cabelos. Possui esqualeno, que forma um minúsculo filme ao redor do fio mantendo o cabelo resistente à água e evita que fique seco. Também possui orizanol, que age como um filtro UV natural. E, por fim, sua fórmula contém vitamina E, que dá ao cabelo volume e brilho. 

4) Serum Sun Sublime, Care Line, da Keune: Indicação de profissional! Serum de proteção para cabelo exposto ao sol, com filtro UV. O cabelo é protegido por uma capa de brilho contra os raios UV. Você pode aproveitar o sol sem a necessidade de se preocupar com a condição do seu cabelo, pois ele estará protegido. Contém vitamina E e filtro UV, que protegem contra a radição solar, preservando a estrutura do cabelo. É resistente à água. 

5) Creme para Pentear, Linha Restauração Verão Proteção Solar, da Avon Advance Techniques: Desembaraça os fios e protege do sol. Contém filtro UV. Previne o desgaste da cor de cabelos tingidos. Deixa os fios com aparência saudável e radiante. Não pesa nos fios. Sem enxágue. 

6) Leave In Solar Screen FPS 10, Linha Color Extend Sun, da Redken: Previne queimaduras solares no couro cabeludo. Protege, dá força e revigora o cabelo exposto ao sol.

7) Swim and Sun Daily UV Protectos, da Lanza: Linha Solar, sem sal ou EDTA. Ideal para cabelos expostos ao sol, mar, piscina e aparelhos térmicos. Exclusivo protetor HPF 30.

8) Protetor Imediato para Cabelos e Couro Cabeludo FPS 15, Linha Ox Solar, da Ox: Esse produto eu não tenho certeza se ainda é encontrado no mercado. Eu não tenho mais visto, mas mesmo assim, resolvi colocar no bololô! hehe Ele é fluido, de fácil aplicação, dermatologicamente testado e combina filtros modernos com máxima proteção UVA e UVB. Enriquecido com Vitamina E e Óleo de Canola, ativos com propriedades antioxidantes e hidratantes que ajudam a preservar a aparência saudável do couro cabeludo sem deixar os cabelos pesados.

9) Óleo em Creme Aqua-Seal, Linha Soleil, da Kérastase: Forma uma camada impermeável nos cabelos, protegendo-os contra os raios nocivos UV. Melhora a retenção de água e promove brilho ao fios.

10) Colorsafe Fluid, Linha System Professional Sun, da Wella: Repara e protege os cabelos sensibilizados e estressados pela ação nociva do sol. Protege a cor.

Só lembrando que para um bom efeito, o produto deve ser aplicado antes da exposição e reaplicado após mergulhos ou a cada duas horas. Eu acho melhor aplicar com os cabelos umedecidos - em água doce, claro! Faço assim: molho os cabelos com água doce, retiro o excesso de água com uma toalha, aplico o produto e penteio, para espalhar bem.  É isso! =)

Espero que tenham gostado das dicas e as aproveitem!
Ufa! Post enorme, né? Imagina se eu tivesse colocado as 3 partes juntas??? Mas calmaê que logo, logo elas pintam por aqui, viu?! 

Glenda Maria
Twitter: @Glendamaria




5 comentários:

  1. Adorei, flor! Espero que suas leitoras gostem e aproveitem as dicas! =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas! hoje mesmo eu fiz uma coisa errada: lavei com xampu anti-resíduos e não fiz hidratação em seguida; passei só o condicionador porque fiquei com preguiça! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou te convidando para visitar o meu novo blog, tenho certeza que vai gostar, beijinhos.
    http://fasesdegarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. o fabio brandt é mto famoso...ouço mto fla nele...aliás ouço fla mto bem do trabalho dele...

    ResponderExcluir
  5. O trabalho dele é incrível mesmo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...