Usar maquiagem vencida pode fazer muito mal à saúde

Postado por Camila ♥ 10 de novembro de 2010

Fique ligada no prazo de validade dos seus cosméticos 

Um batom de cada cor, base, pó e sombra das mais infinitas tonalidades. Mesmo que você use maquiagem todos os dias, se não é um maquiador profissional, dificilmente dará conta de acabar com todos os seus produtos antes que o prazo de validade deles expire. "Para muitas mulheres, a maquiagem tem grande durabilidade. Produtos usados após o vencimento podem trazer irritação cutânea com danos enormes e tratamento lento", afirma o dermatologista Cesar Cuono, de São Paulo.
Ficar de olho no prazo de validade da maquiagem é tão importante quanto escolher os produtos certos para sua pele. Uma pesquisa feita pela loja de departamentos Debenhams, na Inglaterra, mostra que 89% das mulheres não sabem que a maquiagem tem data de validade ou não se preocupam com os riscos de usar produtos vencidos. Outra, feito pelo Instituto Penido Burnier, em São Paulo, indica que 15% das mulheres têm problemas recorrentes nos olhos por causa da maquiagem vencida.

Os cosméticos são grandes focos de bactérias, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Hospital Israelita Albert Einstein. Se o produto foi armazenado de forma inadequada ou já passou da data de validade, este risco aumenta. O perigo maior está nos produtos para área dos olhos, como lápis, máscara e sombra, que podem causar desde alergias e coceiras a conjuntivites e contaminações mais sérias na mucosa ocular.
O médico explica que as mulheres precisam tomar cuidados com os olhos em todas as etapas da produção. Escolher produtos de boa qualidade faz a diferença, assim como usar as técnicas certas de aplicação e remoção do produto. Na hora de remover a maquiagem, o ideal é usar sempre o algodão, já que a toalha ou o lenço de papel podem arranhar a córnea. Também é bom usar sempre um removedor específico para área dos olhos, que são mais suaves e dissolvem o make-up com mais facilidade. 

A maquiagem vencida também pode causar estragos na pele. Bolhas, coceiras e alergias são apenas alguns dos problemas assim como a conjutivite. Pinceis sujos podem armazenar vírus como o da herpes e os batons velhos podem causar verdadeiras feridas nos lábios.
Mas, constatar que uma maquiagem precisa ir direto para o lixo não é tão difícil assim. Os produtos mudam de cor e de cheiro, como sinal de que a matéria-prima estragou. A viscosidade rançosa também é um sinal.


Confira a validade dos produtos


Sombra e blush: Os feitos de costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams. Jogue a maquiagem fora se ela mudar de cor e de textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas, que indicam a presença de fungos.

Batom: Dura até dois anos, em média. O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.

Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Farelos, mudança de cor ou ressecamento da tinta indicam que este produto está estragado. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.

Perfume: Você tem mania de colecionar perfumes? Pois saiba que estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade. Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.

Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.
Prazo de validade dos produtos após aberto:
-Máscara para cílios: de 3 a 6 meses
-Base, hidratante e demaquilante: 6 a 8 meses
-Pó facial, pancake, sombra, blush, batom, gloss e tônico: 1 ano
-Lápis de olho, lápis de boca e delineador: 1 ano e seis meses.
Os esmaltes também tem prazos de validade. Com o tempo ele decanta, perde sua viscosidade e fica duro, sem contar que sua cor também pode mudar.
Então garotas, aproveite este post para dar uma olhada na caixa de maquiagens e de esmalte e começar a faxina heim?
Aproveitei a deixa pois nesta última terça feira o Jornal Hoje da Tv Globo fez uma reportagem sobre maquiagem com seus prazos de validades com a ajuda de uma dermatologista e resolvi falar aqui no Blog, achei em interessante o assunto, espero que tenho ajudado ou tirado dúvidas!!!

Grande Beijos Gatas Garotas...


Camila



Fonte: O Globo e Minha Vida




4 comentários:

  1. Posso divulgar?


    Hj estou aqui pra divulgar o sorteio de uma linda ecobag da GAP.
    Visite o blog e veja as fotos!

    www.paginadakika.blogspot.com

    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, e não pode ter "pena" de jogar fora. Tem que jogar no lixo mesmo. Pena devemos ter da nossa pele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. EFICÁCIA , LUXO E GLAMOUR PARA CÍLIOS E SOBRANCELHAS CURTOS COM FALHAS OU FRÁGEIS

    Experimente a marca ECRINAL DA FRANÇA, SOFISTICADA E ESPECIALIZADA na nutrição dos cílios e sobrancelhas fragilizadas através de uma ação direta no bulbo ciliar, local de formação dos cílios e sobrancelhas. E bastante interessante.

    Essa ação pode ser descrita cientificamente da seguinte forma:

    Em resumo, o ativo patenteado da linha ecrinal, o A.N.P.® age sobre a papila dérmica, ativando a produção de grupamentos S-H, proporcionando um metabolismo ativo, indispensável à síntese de metionina e cisteína, aminoácidos que constituem essencialmente os fâneros (cabelos, cílios, sobrancelhas e unhas).

    O produto é usado a noite antes do deitar.

    A EMPRESA E LÍDER DE MERCADO NA FRANÇA E OS PRODUTOS SÃO TAMBÉM PRESCRITOS POR DERMATOLOGISTAS.

    A linha oferece também RIMEL NUTRITIVO E VOLUMADOR de cílios para uso de dia .

    O resultado e simplesmente glamouroso como a origem dos produtos, produzidos em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda )

    www.ecrinal.com ( francês e Inglês )
    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (saisdaterra, dermatan, dermexpress, pharmaweb,... )

    espero ter contribuído de alguma forma

    ResponderExcluir
  4. Qd um produto está perto de vencer eu jogo logo fora p não correr o risco de esquecer... mas confesso que alguns dá uma dó no coração....kkkkkkkkkkkkkkk... mas sempre jogo!!!

    Adorei o seu blog e já estou te seguindo!!! Dá um pulinho lá no meu...

    www.achochicc.blogspot.com

    beijinhos!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...